As 10 grandes mancadas na prestação de serviços

10/05/16

Segundo Leonard Berry, um dos maiores especialistas em qualidade em serviços:

1.    Falsas Promessas

Desonestidade flagrante ou injustiça, como por exemplo, vender serviços desnecessários ou estimar falsas estimativas de custo.

2.    Alerta Vermelho

Fornecedores que presumem que os Clientes sejam idiotas ou desonestos e os tratam mal ou desrespeitosamente.

3.    Promessas Descumpridas

Fornecedores de serviço que não cumprem o prometido. Prestação de serviços que não se preocupa e está inclinada a cometer erros.

4.    Eu só trabalho aqui

Funcionários desprovidos de poder que não têm autoridade ou vontade para resolver problemas básicos com os Clientes.

5.    Espera desnecessária

Esperar muito tempo na fila porque alguns dos locais de check-out ou balcões de serviços estão fechados.

6.    Piloto automático

Serviço impessoal, sem emoção, sem olho-no-olho, o próprio não-serviço.

7.    Silêncio

Funcionários que não se preocupam em avisar ao Cliente ansioso o que está sendo feito para que o seu problema seja resolvido.

8.    Falta de perguntas e respostas

Funcionários que não estão dispostos a fazer qualquer esforço adicional para ajudar o Cliente que parece estar precisando de ajuda.

9.    Falta de preparo

Funcionários incompetentes que não sabem (isto é, que não dedicam tempo a aprender) as respostas para as perguntas mais comuns dos Clientes.

10.  Falta de comprometimento

Funcionários que param para conversar uns com os outros ou que cuidam de assuntos pessoais enquanto o Cliente espera. São os que se recusam a dar assistência a um Cliente porque estão fora do horário de trabalho ou porque estão em um intervalo.