O que não fazer nem sala de reuniões

12/08/19

As reuniões de escritório não são fascinantes, mas, infelizmente, são uma necessidade. Aqui estão algumas dicas sobre como se manter alerta e educado.

Não importa em que tipo de escritório você trabalha, é provável que você tenha a sua cota justa de  reuniões  para participar. E, embora você possa lamentar o fato de ser forçado a passar horas por semana escondido em salas de conferência, a realidade é que é sua obrigação, como funcionário, participar de reuniões quando necessário. Dito isso, a maneira como você age durante essas reuniões pode impactar a forma como os outros o vêem profissionalmente; portanto, evite esses comportamentos desfavoráveis ​​que só farão você parecer mal.

1. FICAR CONSTANTEMENTE VERIFICANDO SEU EMAIL OU MENSAGENS DE TEXTO

Quando você é um dos muitos participantes de uma determinada reunião, e não um participante particularmente ativo, é natural atraí-lo por seu telefone celular, especialmente quando ele está repleto de novos e-mails ou mensagens de texto. Mas, enquanto o olhar ocasional durante uma sessão prolongada pode ser aceitável, não seja aquela pessoa cujos olhos estão colados a um celular o tempo todo. A menos que você seja o CEO de uma grande corporação, qualquer mensagem que esteja chegando durante essa hora provavelmente pode esperar, e checá-la constantemente envia a mensagem de que você claramente não está interessado na discussão em mãos.

2. ADORMECER

Às vezes, as reuniões são chatas. Mas deixar-se cochilar durante eles simplesmente não está bem. Se você está cansado de entrar em uma reunião, seja por exaustão geral ou por uma noite particularmente ruim, leve uma bebida com cafeína ou até mesmo uma garrafa de água gelada para manter-se acordado. E se você  realmente  se sentir desanimado, peça licença para usar o banheiro, molhe um pouco de água em seu rosto, depois volte e passe a energia.

3. COMER OU MASTIGAR ALTO

Não é inédito para as pessoas comerem enquanto participam de reuniões, especialmente quando o tempo se sobrepõe ao  almoço . Mas se você for fazer um lanche ou consumir uma refeição durante uma reunião, faça isso de forma discreta e escolha uma refeição que leve a uma refeição rápida e organizada. Além disso, seja sensível ao fato de que certos cheiros de alimentos podem incomodar os outros e evitar itens que possam realmente ser intrusivos em uma sala de conferências fechada, como peixes ou molhos picantes.

4. INTERROMPENDO

Se você estiver indo para uma reunião, você quer que sua voz seja ouvida quando surgirem problemas sobre os quais você tenha uma opinião. Mas falar sobre outras pessoas não é uma jogada inteligente. Ao fazê-lo, você será rude e seus colegas podem ter mais dificuldade em levar a sua opinião a sério. Em vez disso, espere a sua vez de falar, e se for realmente muito difícil conseguir uma palavra, a mão não é uma má ideia.

5. CHEGAR ATRASADO

Às vezes, é muito inevitável chegar atrasado às reuniões, como quando você tem uma reunião anterior que é executada. Mas  chegar constantemente atrasado às reuniões mostra que você não respeita as agendas de outras pessoas. Para evitar isso, crie o hábito de bloquear o tempo na sua agenda por 15 minutos antes e depois das reuniões agendadas. Isso facilitará a chegada do horário previsto.

As reuniões no trabalho são muitas vezes inevitáveis, mas não deixe o seu comportamento durante elas manchar sua  reputação . Em vez disso, esforce-se para evitar os hábitos acima.

Fonte: Fast Company (Tradução livre)