Atender bem é fácil? Não…

24/08/17

atender 3

por Iracema Medeiros

É muito comum que gestores menosprezem esta etapa tão importante da operação de uma empresa. Nem sempre quem atende os clientes recebe as instruções necessárias para realizar essa tarefa de forma pelo menos aceitável. Além disso, muitas vezes o ato é atender é visto como algo bem simples, que qualquer um pode fazer.
Na prática não é bem assim!

Se atendimento ao cliente fosse uma equação onde 1+1 fosse sempre igual a 2, realmente, atender seria muito fácil. Entretanto, longe disso, em atendimento não temos certezas, só temos variáveis: X+Y=Z. O resultado desta conta é sempre imprevisível porque mesmo que exista um padrão de atendimento (X), o cliente sempre será uma incógnita (Y) e o resultado (Z), idem.

Exatamente as incertezas tornam o ato de atender uma tarefa que, diferente de simples, exige muitas habilidades para que o resultado se aproxime sempre do positivo. Profissionais de atendimento com o perfil correto e capacitados adequadamente são um excelente começo, mas nunca serão garantia de um final feliz.

Buscar conhecer continuamente seus clientes para entender a mutação de suas necessidades e expectativas é o caminho. O jornal de hoje não é o mesmo do que o de amanhã, nem nós, nem os clientes. Sem entendê-los, como acertar?